Serviços

A Universidade do Porto disponibiliza serviços de consulta, presencial e online, reserva, reprodução e empréstimo, entre outros, de documentação existente nos arquivos da instituição.

Registe-se para aceder aos pedidos na plataforma. Poderá consultar o estado dos seus pedidos, pendentes e concluídos, pesquisar a documentação disponível e comunicar com os vários Arquivos da Universidade do Porto.

Serviços online

Os serviços que podem ser solicitados e respondidos utilizando exclusivamente meios digitais.

Reprodução
Este serviço serve para requerer a reprodução de documentos em suporte digital ou papel. Os pedidos de reprodução devem incluir a informação necessária para identificar o documento que se pretende reproduzir (e.g. código de referência, n.º de processo, etc.).
Informação/outros assuntos
Este serviço permite comunicar com os Arquivos da U.Porto, para, por exemplo, obter informações sobre o funcionamento dos serviços, sobre a documentação existente, apresentar reclamações, sugestões de melhoria ou solicitar a correção de informação apresentada nas nossas bases de dados.
Consulta online
Este serviço permite solicitar o acesso a documentos a partir do catálogo de pesquisa, requerer documentação de caráter reservado ou que não se encontre disponível ao público, ficando dependente da aprovação dos Arquivos da instituição.

Serviços presenciais

Este conjunto de serviços é facultado presencialmente nos Arquivos da Universidade do Porto, contudo o seu pedido pode ser realizado de forma eletrónica.

Reserva (pedido antecipado de consulta de documentação)
Este serviço permite reservar um documento para consulta presencial por agendamento. Este tipo de pedido deve conter o máximo de informação necessária para identificar o documento (e.g. código de referência, n.º de processo, etc.).

Serviços internos

Este serviço está exclusivamente disponível para colaboradores da própria instituição.

Empréstimo/requisição (interno)
Este serviço permite a requisição de documentos pelos colaboradores da U.Porto para, por exemplo, tratamento arquivístico, intervenção de conservação e restauro, transferência de suporte, etc.

Porque me preciso de registar?

Para poder usufruir desta plataforma de comunicação em-linha é necessário registar-se no sistema. O registo é essencial para identificar o utente, bem como para recolher os seus contactos para envio da documentação solicitada.

O registo nesta plataforma permite ao utente aceder aos vários serviços descritos nesta página. Após o registo, poderá submeter novos pedidos, analisar o estado dos seus pedidos pendentes, e aceder a um bloco de notas pessoal, útil para registar informação sobre as suas pesquisas.

Efetuar registo

A minha privacidade está salvaguardada?

O Arquivo compreende a importância da proteção da privacidade dos seus utentes. As informações recolhidas pelo Arquivo são utilizadas exclusivamente para facilitar a interação e a realização dos serviços prestados através desta plataforma. As informações recolhidas através da plataforma permitem ao Arquivo identificar o utente e os seus contatos para potencias envios de respostas a pedidos. Utilizamos estas informações para direccionar e melhorar os nossos serviços.

A nossa política é não fornecer, vender ou distribuir as informações recolhidas a partir desta plataforma a terceiros (excepto se exigido legalmente). Pode consultar a nossa política de privacidade aqui.

Já estou registado, como posso efetuar uma requisição?

Para efetuar qualquer um dos pedidos descritos nesta página, basta registar-se, autenticar-se e seguidamente clicar sobre o pedido pretendido. Posteriormente, a plataforma irá solicitar-lhe um conjunto de informações para que o possamos servir da melhor forma. Em caso de dúvida, contacte-nos através de qualquer um dos endereços disponibilizados no rodapé desta página.